A Previdência é uma forma de garantir o sustento do trabalhador durante o período de sua aposentadoria.
A forma como a Previdência efetivamente ocorre, se resume em duas circunstâncias:
1ª. É criada uma Reserva Financeira, através de contribuições mensais que são feitas durante o período em que o trabalhador está em atividade (Período de Diferimento).
2ª. Quando chega o momento do trabalhador se aposentar, essa Reserva Financeira é transformada em Renda (Período de Benefício).
No Brasil existem dois tipos de Previdência:
I. SOCIAL e
II. PRIVADA.
Na Previdência Social, a Reserva Financeira é mantida pelas contribuições mensais dos trabalhadores contribuintes ativos.
Da mesma forma, as gerações futuras serão as mantenedoras dos benefícios daqueles que hoje estão na ativa e contribuem para o sustento dos atuais aposentados.
Na Previdência Privada, a Reserva Financeira é constituída pelo próprio participante e de suas contribuições mensais dependerá a sua renda futura.
Costuma-se dizer que a Previdência Privada é uma forma de garantir uma Renda Complementar à da Social.
A Previdência Privada possui dois tipos de planos:
PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre e
VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre.
A diferença principal entre as duas modalidades está no Benefício Fiscal atual e na Tributação que incidirá nas rendas futuras:
PGBL – o valor das contribuições mensais poderá ser deduzido (até 12%) na declaração do Imposto de Renda.
Porém, as rendas mensais futuras serão tributadas no valor total, de acordo com o regime de tributação escolhido (antigo ou novo).
VGBL – o valor das contribuições mensais não pode ser deduzido do Imposto de Renda.
Entretanto, no futuro, do valor das rendas, apenas a parte referente à rentabilidade é que será tributada.
Existem no mercado produtos direcionados para Crianças, que possibilitam ao participante responsável garantir uma Renda Futura, destinada a custear os estudos, quando a mesma atingir o ciclo universitário ou servir como um Capital Inicial para ajudar a constituir um negócio próprio, após sua formação universitária.
É possível também agregar ao plano de Previdência Privada coberturas de risco, como por exemplo: Pecúlio (seguro de vida), Renda por Invalidez por Acidente, etc., que garante ao participante e/ou seus beneficiários uma indenização em caso de Morte e/ou Invalidez do participante.